sexta-feira, 23 de maio de 2008

Surgem as primeiras respostas.

Retrato de Thales de Mileto


As primeiras respostas foram dadas nos séculos VI a V a.C. por Thales de Mileto e alguns filósofos das colônias jônicas. Havia uma explicação coerente entre Mileto e seus contemporâneos, todos acreditavam na existência de uma substância primordial, onde a mesma é infinita e indeterminada a qual dava origem a tudo que existe na natureza.
Heráclito filósofo do século V, dita um mundo diferente das respostas dadas por Mileto e seus contemporâneos, este acreditava que as “coisas” estão se transformando incessantemente do devir, no qual Heráclito sempre se prendia a razão ao procurar uma explicação racional do mundo, Heráclito cita que o mundo é “bombardeado” de transformações, e que essas transformações rompem o equilíbrio existente para criar um equilíbrio novo, criando assim uma “luta dos contrários”, onde essa luta e as transformações oferecem a realidade universal.
Com Pitágoras de Samos (580 a 504 a. C) observamos as explicações para as questões citadas anteriormente, já relacionadas com os números, Filolão, um dos mais destacados representantes da escola de Pitágoras afirma que “todas as coisas têm um número e nada se pode compreender sem o número”.
A partir desse momento observamos grande evolução nesse âmbito, podemos observar a relação de números, e leis matemáticas com a compreensão do Universo. Aristóteles em seus relatos afirma que “...aqueles a quem se chama pitagóricos foram os primeiros a consagrar-se às Matemáticas e fizeram-nas progredir”, mostrando-nos assim a importância que ele coloca sobre a relação de números para explicar o Universo.
Mas os Pitagóricos não citavam somente os números, mas sim faziam verificações e justificações por suas teorias, dentre essas justificações, podemos encontrar algumas dessas no campo da Geometria e da Música. E dentro das teorias Pitagóricas, a mais bela justificação feita e mais conhecida até hoje é a de Teorema de Pitágoras, onde consiste num teorema onde apresenta um triângulo retângulo de hipotenusa a e catetos b e c, no qual vale a relação,


a2 = b2 + c2

Nenhum comentário: