sábado, 24 de maio de 2008

Surgem novas critícas...

Moldura de Parménides de Elea (Séc. V a.C)

Após todo o aparato histórico, verificações e justificações da Escola Pitagórica, surge em uma cidade da costa ocidental da Italia do Sul, uma nova escola filosófica, a escola de Elea, tem como filólofo conhecido Parménides, este primeiramente ligado à escola pitagórica, pois tinha com ele criticas das noções e concepções filosóficas que até ai tinham sido emitidas. Parménides, tem como obra principal Poema, no qual era dedicada as seguintes caracteristicas: unidade, homogeneidade, continuidade, imobilidade, eternidade, onde grande parte desta obra foi dirigida contra a escola pitagórica, e um pouco também contra Heráclito de Efeso.
Em cima da escola pitagórica, a homogeneidade e continuidade de parmenídeas, se opões totalmente a construção pitagórica das Mónadas.
As critícas entre as escolas pitagóricas e eleáticas foram bastante duras, dentre elas, a critíca que a escola eleática sofre por estabelecer a imobilidade como uma das características do existente. Mas Zenão, discípulo de Parménides questiona dizendo “[...]não se trata de saber se há ou não há movimento no mundo, mas de saber se ele é compreensivel [...]”. Zenão sendo um filólofo discípulo de Parménides e aluno de Elea, continua sua caminhada questionando e através de algumas verificações por em queda a conscepção até então mostrada pelos pitagóricos, dando uma nova visão, abrindo caminho pra a conscepção da escola Eleática.

Um comentário:

Vanderlei disse...

Olá Thiago,

Fiz a leitura de seu texto. Viste que já há comentários em uma das postagens?

Um abraço,

Vanderlei