sexta-feira, 23 de maio de 2008

Um pouco de história da matemática...

Essa tela retrata uma das mais antigas formas de número,
a escrita hebraica, pois no HEBRAICO número também é letra. Com uma sutileza
acurada o artista mescla essa forma antiga de número com a equação de Einstein,
separados entre si por mais de 5000 anos.

Algo que nos instiga até hoje, é o surgimentos dos conceitos matemáticos, desde os primórdios dos tempos, observamos registros onde mostram que o homem vinha de alguma maneira tentando encontrar uma forma de “contar”.
Não sabemos certamente quando surgiu, como foi lançada pela primeira vez as perguntas porquê? e como? Todas essas questões ajudava a diferenciar o homem dos animais.
Convém lembrar que essa evolução foi lenta, e que também dependeu muito também das condições sociais que o ser humano se encontrava em cada época, por exemplo nos primórdios da evolução humana, a atenção e esforço do homem primitivo era voltada para o seu sustendo e luta para sobreviver. Com o passar do tempo e influência das condições sociais, encontramos no decorrer da história homens que continuam voltados ao trabalho e homens que se voltam para o pensar.
Com o surgimento desses homens que se voltavam somente para o pensar, surgiram preocupações fundamentais, onde os mesmos procuravam responder, o “Universo” era o principal objetivo, sua estrutura, sua criação, movimento dos astros, entre outros, mas no âmbito da matemática a principal questão era a que envolvia a “natureza” sua diversidade e pluralidade.



















Nenhum comentário: